domingo, 23 de novembro de 2008

Numa tarde de Domingo...


A Real Tapada de Mafra foi criada em 1747 com o objectivo de proporcionar um adequado envolvimento ao Convento, de constituir um espaço de recreio venatório do Rei e da sua corte e ainda de fornecer lenhas e outros produtos ao Monumento.
Com uma área de 1187 hectares, a Real Tapada de Mafra é rodeada por um muro de alvenaria de pedra e cal, com uma extensão de 16 Km. A Tapada foi dividida em três partes separadas por dois muros construídos em 1828.
Desde o século XVIII até à implantação da República, a Real Tapada de Mafra foi local privilegiado de lazer e de caça dos monarcas portugueses, sendo contudo nos reinados de D. Luís (1861-1899) e de D. Carlos (1899-1908) que a Tapada conheceu o seu período áureo como parque de caça.

A partir de 1941 foi submetida ao regime florestal total, sob tutela da Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Agrícolas, passando a ser gerida numa perspectiva mais ambiental.
Em 1993 a Tapada foi concessionada à Empresa Nacional de Desenvolvimento Agrícola e Cinegético (ENDAC), uma sociedade de capital exclusivamente público na dependência do Ministério da Agricultura.
A partir de 1998 é criada uma Cooperativa de Interesse Público para aproveitamento dos recursos da Tapada, com o Estado a deter posição maioritária no seu capital social, numa parceria com a Câmara Municipal de Mafra e entidades privadas.

Conhecem?...vale a um passeio, acreditem.

sábado, 22 de novembro de 2008

Bom fim-de-semana...


Jardim do Cerco, Mafra.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Azueira, as imagens...


a aldeia

a igreja

as janelas, as cores

a quinta, o pomar

a fruta

Um bom passeio...

sábado, 1 de novembro de 2008

Além Convento...IX

Azueira

O lugar da Azueira data de tempos pré-romanos.
Durante vários séculos foram os Mouros que dominaram a região, a Azueira foi então reconquistada em 1147, após a tomada de Torres Vedras.
Azueira foi elevada a Vila em 1820 e promovida a concelho em 1837, abrangia cinco freguesias: Azueira, Turcifal, Sobral, Freixial e Enxara do Bispo. O Concelho foi desfeito em 1855 e a freguesia da Azueira passou a fazer parte do concelho de Mafra.
Azueira situa-se a 13 km da sede do concelho, e a 40 km de Lisboa. Encontra-se no extremo norte do concelho de Mafra e no seu limite com o de Torres Vedras.

Nos próximos dias vou seguir o mapa, depois mostro as fotos...