terça-feira, 5 de agosto de 2008

Além Convento...V


O Penedo do Lexim, identificado desde 1879, constitui um dos locais de referência para o estudo do período Calcolítico em Portugal. A importância científica e patrimonial deste sítio originou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público e motivou a implantação de um projecto de investigação promovido pela autarquia a partir de 1998.
A chaminé vulcânica do Penedo do Lexim foi escolhida como espaço habitacional durante milénios, constituindo um dos mais significativos sítios arqueológicos do Município de Mafra. Neste local encontram-se registadas fases de ocupação de diversos períodos cronológicos, desde o Neolítico (4000 antes de Cristo) até à época Romana.

Instruções para lá chegar:
--Para quem vem de Lisboa: Autoestrada A8, saída Malveira-Mafra, segue pela A21 (nova autoestrada) até saída Mafra, segue direcção Mafra até segunda rotunda, vira à esquerda direcção Sintra, anda cerca de 1 km e encontra a indicação: Boavista, aí vira à esquerda, sempre em frente atravessa o cruzamento, segue até Penedo ao Lexim.

--Para quem vem de Sintra: Autoestrada IC16, direcção Pêro Pinheiro-Mafra, passa Cheleiros, em Igreja Nova vira à direita depois do Posto de Gasolina, encontra as indicações: Arrifana, Alcainça, no cruzamento a 2km e vira à direita, segue até ao Penedo do Lexim.

Boa visita!


Dados: CMM-Cultura

9 comentários:

Clube Europeu ESJAL disse...

Muita actividade por aqui, Elsinha!
Os posts estão fantásticos!

GS disse...

... interessante! Desconhecia por completo que Mafra tinha esse outro lado!

Estes espaços, os blogues, acabam por ser excelentes 'lugares' de divulgação de saberes.

rosilene fontes disse...

Elsa,
você mora no paraíso?
beijinho*

Um Poema disse...

...
Amiga, para muitos de nós (pelo menos para os que se interessam por história), este é um dos locais de visita obrigatória. Concordemos que não é de fácil acesso, por isso as instruções que deixas são muitíssimo oportunas. Instruções, aliás, bastante precisas.
Parabens por este trabalho.

Um abraço

Joaquim Moedas Duarte disse...

O Penedo de Lexim! Também já lá fui! E como todas as estações arqueológicos deste país, não tem qualquer indicação informativa no próprio lugar. Valeu-me que eu tinha visto, previamente, uma belíssima exposição em Mafra, sobre este sítio. Portanto: aconselho a visita quanto mais não seja pela beleza selvagem do lugar. Se quiserem "perceber" mais, informem-se nos serviços culturais de Mafra.

Continuação de boa divulgação

Luis Eme disse...

e esta?

abraço Elsa

Elsa Martinho disse...

SWT,
obrigada.

Um abraço.

Fragmentos Culturais,
obrigada pela visita e pelas palavras.

Um abraço.

Rosilene,
:)não é paraíso...
Beijinho.

Um poema,
eu sei que as indicações no local não são as melhores...

Um abraço.

Méon,
creio que falas da exposição que houve na Quinta da Raposa, outro espaço interessante em Mafra...
Beijinho*

Luís Eme,
e esta?! Merece uma visita...

Um abraço.

Pedro Tomás disse...

De facto o “nosso” Concelho de Mafra não se resume apenas ao Convento e á Ericeira, para aqueles que não conhecem este Concelho este Blog é uma óptima janela!

Elsa Martinho disse...

Pedro,
não sendo eu de Mafra, torna-se mais complicado mostrar isso mesmo, mas acredito que vai muito além Convento...

Um abraço.