domingo, 24 de agosto de 2008

Além Convento...VI

A-da-Pêrra, uma aldeia...

A criação da Tapada Real de Mafra deu origem a várias lendas, entre as quais se pode referir a história da Velha da Chanquinha.
Diz-nos esta lenda que havia uma velha que vivia no seio da Tapada, num local a que hoje se chama "Currais da Chanquinha".
O Rei, com o objectivo de a convencer a sair dali, ofereceu-lhe um barrete cheio de moedas de ouro. Por sua vez a velha, como gostava muito das suas terras, ter-lhe-á oferecido dois barretes cheios de moedas de ouro para de lá não sair.
Porém, ainda segundo a lenda, a velha lá foi obrigada a abandonar aquele local, tendo ido viver fora da Tapada para uma povoação que, devido à sua teimosia, ainda hoje é chamada A-da-Perra (Lugar da Teimosa).

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

No dia da Medalha...


Ouro pelo esforço, pela competência, parabéns ao Nelson Évora!!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Agora & Antes



Café Morais - Ericeira

Neste local existiu entre 1934 e 1963 a Pensão Morais onde se alojou o primeiro grande grupo de refugiados estrangeiros da 2ª Guerra Mundial, que chegou à Ericeira no 1º dia do ano de 1942. Entre 1940 e 1946 passaram pela Vila da Ericeira cerca de 3000 refugiados.

«Mar de Letras-Editora», Abril de 1999

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Parabéns!

Parabéns Vanessa!
Pela esforço, pela coragem, pela força de vencer...

Parabéns a todos os atletas que estão ali, com ou sem medalhas, porque desporto tem de ser muito mais que "estes futebóis ".
Parabéns a todos!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Além Convento...V


O Penedo do Lexim, identificado desde 1879, constitui um dos locais de referência para o estudo do período Calcolítico em Portugal. A importância científica e patrimonial deste sítio originou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público e motivou a implantação de um projecto de investigação promovido pela autarquia a partir de 1998.
A chaminé vulcânica do Penedo do Lexim foi escolhida como espaço habitacional durante milénios, constituindo um dos mais significativos sítios arqueológicos do Município de Mafra. Neste local encontram-se registadas fases de ocupação de diversos períodos cronológicos, desde o Neolítico (4000 antes de Cristo) até à época Romana.

Instruções para lá chegar:
--Para quem vem de Lisboa: Autoestrada A8, saída Malveira-Mafra, segue pela A21 (nova autoestrada) até saída Mafra, segue direcção Mafra até segunda rotunda, vira à esquerda direcção Sintra, anda cerca de 1 km e encontra a indicação: Boavista, aí vira à esquerda, sempre em frente atravessa o cruzamento, segue até Penedo ao Lexim.

--Para quem vem de Sintra: Autoestrada IC16, direcção Pêro Pinheiro-Mafra, passa Cheleiros, em Igreja Nova vira à direita depois do Posto de Gasolina, encontra as indicações: Arrifana, Alcainça, no cruzamento a 2km e vira à direita, segue até ao Penedo do Lexim.

Boa visita!


Dados: CMM-Cultura

domingo, 3 de agosto de 2008

Imagem 6



Sobreiro, Aldeia Saloia, por José Franco. Fotos: entrada de Escolinha, e interior da Mercearia da Ti Helena.

Além Convento...IV

Uma aldeia saloia, faz de conta...

Por volta de 1945 José Franco (Sobreiro-1920), oleiro de profissão, decide que poderia, nas horas vagas, construir ao pé da casa em que vive e da sua oficina, um museu vivo da sua terra, uma espécie de um grande presépio, que reproduzisse os costumes e actividades laborais do tempo da sua infância. E assim, dia a dia, a sua obra foi nascendo e crescendo.
Num espaço que tem cerca de 2500 m2, construiu um conjunto de elementos considerados fundamentais na vida do campo:

- O moinho de vento para moer o trigo;
- A cozinha rural onde é oferecida a todos os visitantes uma canequinha de vinho «moscatel»;
- A capelinha dedicada a Santo António;
- A azenha movida a água para moer o milho;
- A oficina de carpintaria com utensílios do fim do século passado;
- A «loja da ti Helena» ou mercearia;
- A cozinha saloia, em cujo forno aquecido a lenha, diariamente se coze o pão da região, que os visitantes podem adquirir no local;- A oficina de ferrador de cavalos;
- A adega do vinho com toda a sua utensilagem e medidas de barro;
- As cadeiras do barbeiro e dentista;
- A casa do lavrador com o quarto e a salinha de estar e, à porta, o banco de pedra onde se sentam os namorados;
- E a escola da aldeia.

No Sobreiro, local a visitar, numa passagem entre Mafra e a Ericeira.