terça-feira, 29 de julho de 2008

Imagem 5

Ermida da Nª Sraª do Socorro

Localizada na fronteira sul do concelho de Torres Vedras, divide a sua área com o concelho de Mafra, servindo de fronteira a ambos.Do alto dos seus 394 metros de altitude, a Serra do Socorro constitui ponto privilegiado de observação de uma paisagem a perder de vista.

É neste serra que foi construída a segunda capela,promessa do marinheiro, e assim se completa a lenda referida no post do dia 14 de Julho e tal como prometido aqui fica a fotografia no Cores de Mafra...

4 comentários:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Linda!!!! Caiadinha, tão rústica, solitária naquele cimo. Ainda há poucos dias lá fui.

Claro que, como todas as lendas, esta também não tem qualquer validade histórica.
A capela da Senhora do Socorro ( cuja festa se vai fazer no próximo dia 5 de Agosto, com uma romaria muito concorrida, por isso está tão limpinha...)é quinhentista, como se vê na abóbada de nervuras da capela-mor.
A Capela do Arquitecto é do séc. XVIII.

Mas as lendas não existem para ensinar História... São transfigurações mais ou menos poéticas da realidade.

Eu sei que você sabe estas coisas. Eu é que não consigo ficar calado...
Desculpe e... obrigado pela bela foto!

Elsa Martinho disse...

Méon,
é verdade, está toda branca e linda, espera o dia da festa!
Também fui lá esta semana.

E faz favor de deixar "lições" de História por aqui, são sempre bem-vindas!:)

Um abraço.

rosilene fontes disse...

Passei por aqui a observar e
gostei do eu eu vi. Ainda não conheço Portugal e vendo suas fotos e o seus textos me dá uma vontade enorme de visitar.
Parabéns pelo blog

Elsa Martinho disse...

Rosilene
bem-vinda!
Se puder venha até cá, vale a pena...

Um abraço.